Resiliência!

Há alguns dias atrás recebi um e-mail do meu chefe com uma palavra que a mim, era ainda desconhecida. “Resiliência”, é capacidade do individuo em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações adversas — Choques, traumas, estresse e etc. — Sem entrar em surto psicológico.

Refletir um pouco sobre isso, e vi o quanto essa tal resiliência é presente em minha vida, e também na vida dos que me rodeiam. Resiliência é uma força interna que nos move para nossas vontades e objetivos, é a atitude de se reinventar quando e quantas vezes for necessário para continuar a respirar e fazer dos maus tempos um aprendizado. Não posso me dar o luxo de ser feliz, e sou orgulhoso demais para ficar me lamentando. Tenho muita resiliência enraizada na minha personalidade, e grande parte é inspirada na historia de vida de meus amigos. É sempre bom acompanhar as conquistar de pessoas que venceram e ainda vencem seus obstáculos mesmo com tantas adversidades, tenho em cada um deles um exemplo para minha vida, com cada um aprendi uma lição para toda a vida. E sei o quão bom é o coração deles, e estão sempre prontos a ajudar quem precisa. Admiro isso porque sei que ninguém ganha nada pra ajudar alguém, e muito menos pra ficar de braços cruzados.

Nesse fim de semana ao ver um amigo que voltou a trabalhar depois de muito tempo parado, encontrei nele o meu exemplo mais forte de resiliência. Sei que não foi fácil para ele lidar com as dificuldades durante este tempo, mas ainda assim ele permaneceu forte e prestando auxilio para todos nós que por ventura precisássemos de um conselho, um bate papo ou uma companhia para compartilhar bons momentos. Tudo isso sem se deixar levar pelo caminho fácil, por mais que estivesse triste ou magoado com alguma coisa, ele manteve seu coração e sua vida limpa…

Para adquirir resiliência e preciso estar sujeito as mudanças, arriscar uma troca de emprego, trocar de estado, respeitar a separação dos seus pais, saber que quando alguém deixa essa vida ela não vai deixar de estar presente na sua, nos teus pensamentos e lembranças, enquanto algumas vão deixar de estar presentes em sua vida por conta da vida conturbada que levam, mas sempre estarão presentes na sua memória. A resiliência consiste no equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar e se adaptar as mudanças, além do aprendizado obtido com obstáculos e sofrimento. Para definir bem o que é resiliência pra mim eu guardo uma palavra: "Superação"

Texto: @robsonpnx
Imagem: Talita Hoffmann

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

2 comentários sobre “Resiliência!

Deixe um comentário

