Tortuguita – Slow Reading

sir_kurushSempre que alguém me vê lendo um livro ou uma revista reclama da minha lentidão, isso me rendeu a alcunha de tortuguita entre amigos. O que poucos sabem é que essa minha maneira de ler de vagar e apreciando todo o conteúdo se deve a um movimento iniciado na Europa conhecido como Slow Reading, que não é nada mais que o prazer de ler devagar, uma reação natural ao universo das redes sociais. Não sou contra as leituras rápidas, as faço o dia inteiro para acompanhar as noticias e relatórios dos clientes, os 140 caracteres do twitter, os saltos nas múltiplas abas do browser, os torpedos, tudo isso faz parte do meu dia a dia, mas quando tenho tempo livre, gosto mesmo é de pegar um bom livro daqueles que fica em pé facilmente na estante e viajar na historia, tirar minhas conclusões sobre as ideias do escritor, pesquisar uma ou outra palavra que não conheço, fazer minhas anotações, só assim consigo me abastecer de ideias… Esse é o jeito Slow Reading de adquirir conhecimento, procuramos geralmente um lugar tranquilo, sem celular, televisão ou internet, para evitar distrações, assim temos foco total no texto.

O Slow Reading, surgiu de uma sequencia de movimentos em prol de realizar atividades mais devagar, como é o caso do Slow Food, que vai contra os maus hábitos de comer em Fast Food, onde você nem ao menos desce do carro para comer, existe também o Slow Travel, onde todos querem fazer uma Trip com maior tranquilidade, curtindo os passeios, as pessoas, os lugares, sem aquela pressa de percorrer 7 capitais em 7 dias!

Pesquisas mostram que grande parte dos estudantes universitários não conseguem se concentrar por mais de 2 min em um texto, e tenho certeza que varias pessoas não chegaram ao final desse texto, o que é uma pena. Todos deveriam desacelerar um pouco, para compreender melhor os outros, as vezes existe tanta coisa boa que nos passa desapercebido por conta da nossa pressa. Desconecte-se, e desacelere! Isso pode te fazer muito bem…

Autor: @robsonpnx
Imagem: Anry’s

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Deixe um comentário

