Fí de quem???

Definitivamente filho de pobre não tem nome, ou se tem ele quase não tem importância, quando uma criança pobre chega a algum lugar, casa de parente, evento de família, logo um adulto pergunta a ele você é “fí de quem?”. Como se o nome da pobre criança não tivesse a mínima importância, isso jamais iria acontecer se ela fosse rica, quando o filho do rico chega a algum lugar lhe perguntam seu nome e a qual família ele pertence.

Meus primos e eu sempre nos revoltamos com esta demasiada falta de senso dos adultos e ainda na adolescência nos rebelamos e simplesmente não falávamos de quem éramos filhos pra ninguém. Me lembro que era só chegar no interior da Bahia onde meus pais moraram quando criança e sempre vinha um idiota fazer a tal pergunta, você é “fí de quem?”. De que interessa a ele quem são meus pais, eu e minhas ideias e opiniões não contam?

kwilliams4

Mas, esta pergunta nem sempre era algo ruim de se ouvir! Quando criança ainda existia uma coisa no morro chamada confiança, e era assim na base da confiança e de algumas anotações na caderneta que as crianças da rua matavam sua vontade de comer doce e tomar tubaína no fim de tarde! Era só chegar na vendinha do seu Zé, e pedir o que queríamos, ai ele perguntava você é “fí de quem?” e marcava na caderneta o que aviamos consumido para nossos pais pagarem no outro mês ou quando tivesse condições. Esta lembrança é boa de se guardar!

Me lembro também que as Marias na favela não tinham sobrenome, são tantas Marias que ficava difícil decorar tantos sobrenomes. A solução era sempre que se falava de uma logo acrescentava-se o nome do marido na sequencia, por exemplo, Marida do João, Maria do Miguel, Maria do Pedrão… E assim que se vivia num clima de cumplicidade, onde todos se respeitavam.

Pena que estas lembranças tenham ficado no passado, e hoje o que se vê no morro é uma cambada de jovens usando e traficando drogas, com motos sem escapamento para fazer mais barulho, e carros tocando funk no ultimo volume. Engraçado é que grande parte destes jovens que hoje desrespeitam seus vizinhos, eram os mesmos que iam até a vendinha pra comprar doce e anotar na caderneta.

Autor: @robsonpnx
Imagem: Kent Williams

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Um comentário sobre “Fí de quem???

  1. Vc é fí de quem???
    Me remeteu a um passado que a mulecada de hoje jamais entenderá.
    Tubaina, pé-de- moleque na caderneta da venda do Seu Zé, isso ficou perdido em algum lugar do passado. E, confesso, faz muita falta.

    Ótimo texto Robson.

    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s