Uma nova Classe Social!

As noticias e manifestações das ultimas semanas frente a intolerância dos moradores de Higienópolis contra a construção da estação de metro da Av. Angélica, e também do excelentíssimo Dep. Jair Bolsonaro (PP-RJ), criticando e distribuindo panfletos contra o homossexualismo, me levou a seguinte reflexão:

Depois da classe media, dos ricos, dos pobres, dos milionários, nasce agora a classe da “Gente Diferenciada”.

franteco1

A Gente Diferenciada já não quer mais tolerar o intolerável no nosso país. Assim como os moradores de Higienópolis não toleram pobre, camelo e Gente Diferenciada no entorno de suas residências, e o excelentíssimo Dep. Bolsonaro não tolera homossexuais. A Gente Diferenciada — da qual eu também faço parte — não quer mais tolerar este tipo de preconceito, que deveria ser intolerável no país da miscigenação… No ultimo sábado, 14/05/2011, fomos intolerantes e saímos as ruas, em forma de protesto fizemos o churrasco da Gente Diferenciada onde deveria ser construída a nova estação do metrô na Av. Angélica, que não será mais erguida depois do abaixo assinado dos moradores da região com 2600 assinaturas, algo inacreditável, uma vez que só no FaceBook o protesto mobilizou 60 mil pessoas. Venceu quem tem maior poder aquisitivo.

É tolerável que apenas 5% dos casos de crimes sejam solucionados no Estado. Por conta dessa “tolerância”, 70% dos crimes não são mais comunicados à polícia. A motivação é lógica para o cidadão: “Não adianta nada”. E se acomodam à “realidade”, a como “são” as coisas. Para que polícia? Diriam os Titãs: “Polícia para quem precisa de polícia”.

É tolerável que se imponha um padrão de beleza quase europeu para muitos empregos, nas agencias bancarias, são todos razoavelmente bonitos, com sorriso tipo comercial de pasta de dente, e roupas elegantes. Garçom negro, nem pensar, jornalista gordo muito menos, estagiaria feia, se alguém ver me avisa! Há exceções. Mas parece evidente que se prioriza o olhar, não o conhecimento, para o bom andamento das relações trabalhistas. A licença poética de que “beleza é fundamental” se transformou numa norma empresarial endêmica.

É tolerável, como demonstra pesquisa da Fundação Victor Civita, que 42% das redes estaduais de ensino do país usem indicações políticas como método para selecionar seus diretores. São os tais “cargos de confiança”, essa excrescência nacional. Em setor tão fundamental, seria de se esperar que a gestão fosse selecionada de acordo com méritos comprovados e capacidades demonstradas. Questiono qual será a qualidade de ensino dessas escolas assim usadas politicamente.

É tolerável que os piores indicadores de mortalidade materna no parto são apresentados por mães pretas: cerca de sete vezes maior (275 por 100 mil nascidos vivos) do que entre mulheres brancas (43 por 100 mil nascidos). Pretos e pardos morrem cerca de duas vezes mais por agressões do que brancos: 136, 111, e 72 por 100 mil habitantes respectivamente. No parto, as mulheres de cor preta e parda são majoritariamente atendidas em estabelecimentos públicos, 58,9% e 46,9%, e nas maternidades conveniadas com o SUS, 29,6% e 32,0%. As brancas, ao contrário, quase a metade, 43,7%, tiveram seus partos realizados em maternidades privadas.

Tudo isso pode ser tolerável para as demais classes sociais, mas a classe da Gente Diferenciada vem para reivindicar igualdade e respeito, sem que seja feita nenhuma divisão por conta bancaria, todos aqueles que tiverem mente aberta para o novo, e o principio de igualdade podem fazer parte dela. Sinta-se a vontade para fazer parte dessa nova classe social, “Gente Diferenciada” por um país melhor…

Autor: @robsonpnx
Imagem: Valendo!

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Um comentário sobre “Uma nova Classe Social!

  1. Grande Robson.
    Sem dúvidas a Clase “Gente Diferenciada” ainda soma a maioria mas, não é isso que conta aqui no Brasil. lamentavé, inaceitavél e longe de uma solução.

    Belo texto! Parabéns mais um vez!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s