Estopim Particular!

Recebi de uma amiga um e-mail que transcrevia uma carta entre duas mães, a mãe de um interno da Fundação CASA recebia de outra mãe cujo o filho teria sido vitima do seu, ela faz algumas observação sobre o protesto que a mãe do interno teria feito na mídia, criticando a transferência do seu filho para uma unidade que fica longe de onde ela mora. Sem ser irônica a mãe se sensibilizava com a dor da mãe do algoz de seu filho, mas também a lembrava que, mesmo tendo de ir para muito longe para visitar seu filho, ele ainda esta vivo, ao contrario do dela que foi morto no assalto cometido pelo seu.

O assunto veio em momento oportuno, pois na semana passada indiquei a uma outra amiga o filme QUERÔ, que mostra um pouco da realidade dentro da FEBEM, não vou fazer nenhum tipo de comparação, sei que são ideologicamente diferentes. Enquanto a FEBEM trabalhava com a Doutrina da Situação Irregular, que tratava jovens moradores de rua, menores órfãos, e jovens infratores todos como farinha do mesmo saco, sem filtrar direito quem deveria ir pro orfanato, pro abrigo ou pra FEBEM. A agora Fundação CASA usa a chamada Doutrina da Proteção Integral que existe desde os anos 90 com a criação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), onde o menor infrator ou não, deve ter a sua integridade preservada e garantida por lei. “Deixemos os agentes da lei fora disso, afinal se formos avaliar o caso dos policiais de Manaus a gente perde o rumo”.

762b8fee54

Olhando pela minha janela ou da minha varanda, além da vista maravilhosa que tenho de toda a cidade e também da represa do Guarapiranga é possível ver um prédio de teto amarelo, cercado de muros altos, que fica em frente a uma unidade da Fatec, neste bendito prédio que esta agora em fase de acabamento funcionara uma unidade da Fundação CASA, para alegria geral de todos no meu bairro (ironicamente falando). Afinal de contas, por que iriamos querer um metrô? Se nem os moradores de Higienópolis o querem! Queremos mesmo é um Estopim Particular, vamos nos sentir como num filme brasileiro, onde pode-se acontecer de tudo, como os dois filmes de sucesso QUERÔ e também Contador de Historias. Afinal de contas o cinema nacional precisa ter no que investir, e uma fuga da Fundação CASA no meio da periferia de São Paulo será um ótimo roteiro para o nosso cinema, como se já não tivéssemos historias o bastante para serem contadas.

Esse elefante branco que se ergueu aos pés do morro do Ibirapuera custou aos cofres públicos de São Paulo mais de 4 milhões de reais, não sabemos qual o perfil dos jovens que serão ali trancafiados, também não há transparência sobre os gastos desses 4 milhões, não se fala em nenhuma medida para aumentar a segurança na região com a chegada desses jovens que algum dia apresentaram risco a sociedade, e nada garante que eles não possam voltar a cometer crimes novamente. Segundo a nova politica dos atuais administradores da Fundação CASA, que querem criar mais unidades, e estas por sua vez menores para abrigar menos internos, eles querem com isso desenvolver um melhor trabalho de recuperação desses jovens, mas particularmente construir uma unidade dentro de um barriu de pólvora de violência como é a periferia paulistana não é uma ideia inteligente.

Seria interessante ver uma Fundação CASA erguida no meio de Higienópolis, afinal de contas são os jovens de classe media alta que saem pela Av. Paulista atacando as pessoas com lâmpadas. Por que não ter um lugar pra eles num bairro nobre?

Autor: @robsonpnx
Imagem: Faith

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s