Por quem os Sinos dobram mesmo?

Caros amigos, hoje eu trago a vocês uma citação do poeta inglês John Donne, citado em “Por Quem os Sinos Dobram”, de Ernest Hemingway:

Nenhum homem é uma ilha, inteiramente isolado — Todo homem é um pedaço de um continente, uma parte da terra — Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa de teus amigos ou a tua própria — A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano — E por isso não perguntes por quem os sinos dobram: eles dobram por ti.”

Em outras palavras, o sofrimento de qualquer pessoa me diminui, pois sou parte da humanidade — Nunca procure saber por quem os sinos dobram, pois eles dobram por você também — Se colocar no lugar de alguém pra entender seu sofrimento, ou sua situação, é uma lição de vida que aprendi a muito tempo com um velho tio meu de consideração que já faleceu!

A linguagem dos sinos vem desde a época medieval, os sineiros eram verdadeiros músicos e telegrafistas do sagrado, traduziam na sonoridade do bronze os sentimentos daquela sociedade… Eram tocados nos fins de tarde a convidar as pessoas a rezar, nos domingos de missa, ou sempre que uma pessoa falecia — Inclusive a expressão pessoa badalada vem dai, de quando um rico morria, recebia mais badaladas que um pobre, então diziam, “Pessoa badalada essa” — Os sinos de certo modo estiveram mais associados à tristeza do que à alegria.

Aqui em São Paulo, já não ouvimos mais sinos, e pela quantidade de pessoas que morrem todos os dias, esta seria a trilha sonora de muitos de nossos bairro!

SyntekExifImageTitle

Mas voltando ao poema, este texto é só pra desejar a vocês todos, amigos e leitores um “Doce Novembro” e agradecer por este ano que já se mostrou maravilhoso em minha vida! Eu com certeza não sou uma Ilha, e vocês de certo fazem parte desse continente chamado “Papo de Surdo e Mudo”.

— Dedicado a Heloisa Rodrigues e Valéria Lyra.

Autor: @robsonpnx
Imagem: Willian Ferreira

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Um comentário sobre “Por quem os Sinos dobram mesmo?

  1. Ahhhhhh que lindo. Obrigada Querido!

    Eu e Val falamos um pouquinho de vc e do blog hj. Adoramos o fato desse espaço poder acolher 3 pessoas que escrevem de forma tão diferente e rica.

    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s