Zal Fiets!

Existe uma guerra entre bicicletas e carros acontecendo no mundo todo. Só não percebe quem não quer. Nos EUA, moradores do Brooklyn estão processando a prefeitura para remover a principal ciclovia do bairro, para dar mais espaço aos carros. Em Moema – São Paulo, os comerciantes também estão fazendo um abaixo assinados para tirar a ciclovia implantada recentemente. No Brasil, ciclistas são atropelados em Porto Alegre e em São Paulo o empresário Antônio Bertolucci, presidente do Conselho de Administração do Grupo Lorenzetti, morreu aos 68 anos no dia 13/06, após ser atingido por um ônibus. Para os medíocres ele não tinha cargo nem idade para ser ciclista em São Paulo. No imaginário da cidade, são os jovens e os operários que pedalam; são pessoas com o senso de responsabilidade não muito apurado; uma turma que parece não ter gosto pela vida, pois se mete a andar em lugar destinado a carros e caminhões. Mas será que o lugar de Bertolucci teria de ser dentro de um carro com vidros escuros, blindado e conduzido por motorista particular?

“Andei de bicicleta em São Paulo e senti medo.” A frase do prefeito de Copenhague, Frank Jensen, foi dita no dia 02/06 deste ano quando visitou a cidade para participar do C40 Summit, o encontro dos governantes das 40 maiores cidades do mundo. Curioso que 11 dias depois Antônio Bertolucci tenha sido atropelado.

É preciso escancarar o que os números já mostram: a bicicleta é uma necessidade, no ambiente urbano. Das 380 mil viagens feitas por ciclistas dentro de São Paulo, 70% vão trabalhar e 16% seguem para a escola, fazem compras ou visitam médico, dentista e cabeleireiro. Ao contrario do que todos pensam a bicicleta não afasta, agrega. Não congestiona, faz fluir. Não desvaloriza, muito ao contrário, mostra consciência com a mobilidade urbana em favor de pessoas, como ocorre com Londres, Paris, Amsterdã e New York.

Bicicleta

Temos que começar agora a escolher, e construir o tipo de vida que queremos ter amanhã. Na luta entre carros e bicicletas, eu já escolhi meu lado, vou de bike ou de bus! Carro, só pra balada do fim de semana!

Autor: @robsonpnx

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s