Mídia e Cidadania!

Esta semana me deparei com um vídeo (assista aqui) do Movimento Gota d’ Agua, nela alguns artistas fazem uma analise das causas, consequências, prol e contra do projeto da hidrelétrica de Belo Monte. A ideia é comover a população, para que assinem a petição publica contra a construção da usina. Até ai tudo ótimo, eu também assinei, e também sou contra a construção dessa hidrelétrica que não vai melhorar em nada a vida de nós brasileiros uma vez que ela só vai produzir 1/3 da sua capacidade.

O que me chamou a atenção foi a mobilização que os rostinhos bonitos dos artistas causaram nas redes sociais! A mobilização foi intensa, vários amigos meus compartilharam, e os amigos destes e assim por diante!

Alex_gross_3

Eu acredito que qualquer mídia tem uma responsabilidade enorme pelo estilo de vida do povo, principalmente num país em que a educação é ruim e o povo, mal ilustrado como o nosso. Então eu te pergunto: Por que as boas ideias não invadem as mídias em geral?

Imaginem o impacto que causaria na população, se ao invés do Pai rico da novela das nove, dar a filha um Kia Soul, ele desse uma bicicleta pelo seu aniversario de 18 anos. Ou se mostrassem o cotidiano dos desprovidos de carro como ele realmente é, andando de coletivo, de metrô e não de taxi como é mostrado nas novelas! E se ao invés deles mostrarem todo aquele desejo de comprar uma roupa nova, ou viajar pra Europa, eles colocassem alguém adotando uma criança, um cachorro, ou mesmo criando um movimento em prol de uma sociedade mais justa. E se as campanhas de educação no trânsito, e cidadania fosse todas realizadas através das novelas, ou por aplicativos para redes sociais…

Imaginem tudo isso acontecendo! É de se pensar né! Afinal por que será que na mídia em geral a gente vê muito pouca mobilização para fazer do mundo um lugar mais saudável, com igualdade, sem diferenças de classe? Por que será né?

Autor: @robsonpnx
Imagem: Alex Gross

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Um comentário sobre “Mídia e Cidadania!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s