Definições acerca de ser Brasileiro!

Sabe qual é o verdadeiro Brado Retumbante do povo brasileiro, é o mais novo bordão da Sandra Annenberg, “Que Deselegante”. Porque o povo brasileiro é mesmo um povo deselegante…

Aqui não é difícil de ver gente sentando em lugares reservados, pessoas que furam fila, ou aqueles que não tem educação nenhuma na hora de pegar o metrô, e saem empurrando todo mundo! Xingam o motorista do ônibus quando ele não quer abrir a porta fora do ponto pra descer. Acham que tem todos os direitos e nenhum dever. Conversam em voz alta ao telefone, alguns até dentro do cinema, acredite. Tratam com arrogância aqueles que estão servindo, como se eles não fossem seres humano. Pais e filhos que sentam na praça de alimentação e comem sem soltar uma só palavra, nem pra pedir o sal. Certa vez vi um senhor comprar lanche para ele e o filhos, e deixar a baba ali, olhando, sem dar nada a ela. Tem gente que acha mesmo que tem o rei na barriga, e pode tratar o resto do mundo como lixo, como no caso da menina no farol usando o gramofone pra pedir pro transeunte tirar as mãos do seu carro. Por aqui sempre tem um espertinho que para na vaga do deficiente, e as vezes esse espertinho deveria estar ali para multar quem fizesse esse tipo de coisa! Aqui se acha normal a corrupção do país, e muitos já nem se indignam mais!

Já é parte da nossa cultura o tal “Jeitinho Brasileiro”… Caramuru disse certa vez em um texto seu para a Trip, “Não somos educados, somos adestrados… Uma sociedade educada jamais enfiaria seus mais velhos em casas de repouso” Esta frase mostra bem o perfil da grande maioria da nossa população, realmente fomos adestrados a uma condição de vida de terceiro mundo, três coisas que não se pode esperar de um brasileiro são; Gentileza, Cordialidade, e Gratidão… É bom que os visitantes deste país saibam que ouvir “por favor, bom dia/boa tarde/boa noite, e obrigado são coisas raras por aqui!

JUVENTIL01_PEDRADA

Escrever todas estas coisas não significa que eu não gosto de ser brasileiro, significa que sou brasileiro o suficiente para assumir as deficiências do meu país e do meu povo! Sei que somos um país com uma cultura maravilhosa, paisagens exuberantes, com historias lindas, mas os defeitos aparentes me incomodam, e deveriam incomodar a você também, porque só quando todos estiverem incomodados, é que vai haver mudança!

Autor: @robsonpnx

Anúncios

Sobre Robson Almeida

Baiano radicado em São Paulo, Paulistano de coração | Diletante da Escrita | Efémero | Lascivo | Bucólico | Butequeiro | Blogueiro | Meio Intelectual | Meio de Esquerda | Gente Diferenciada...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s