Por que nunca aprendemos?

Há 52 anos o Brasil vivenciava o maior incêndio de sua história. O Gran Circus Norte-Americano, em Niterói (RJ), foi tomado pelo fogo em menos de seis minutos, matando mais de 300 pessoas na hora. Depois, com a morte de alguns socorridos, foram mais de 500 pessoas – a maioria crianças. Esse seria um episódio divisor de águas em nossa politicas de segurança em locais públicos, shows e espetáculos se as autoridades aprendessem com os erros.

Pouco mais de meio século depois a história se repete. Incêndio em um espetáculo. Falta de preparo, planejamento e fiscalização. Resultado: 231 vidas perdidas. A maioria jovens entre 18 e 25 anos. E mais uma vez ficamos chocados e estarrecidos pela forma como essas pessoas morreram. Pelo choro dos pais ao enterrarem o filho. E também pela nossa incrível capacidade de esquecer o passado e não aprender com ele.

Como 52 anos atrás, vivemos uma comoção geral. Todas as casas de shows de Santa Maria, RS, e do resto país estão sendo fiscalizadas. Normas de segurança e de brigadas de incêndios nunca foram tão abordadas em programas de variedades na tevê. Em pelo menos três deles foi mostrado as causas de inalar fumaça, como agir nessas situação, instruções dos bombeiros etc.

Mas será que do mesmo modo que esquecemos a fatídica data de 17 de Dezembro de 1961 esqueceremos a madrugada de 27 de Janeiro de 2013?

Poderíamos ter dado um salto em normas de segurança assim como evoluímos na medicina de restauração e cirurgia plástica – depois desse incêndio, o Dr. Ivo Pitanguy se tornou um dos cirurgiões plásticos mais famosos do Brasil e cooperou na pesquisa e o desenvolvimento da cirurgia plástica no país. Poderíamos ter evitado essa e, quem sabe, muitas outras tragédias causadas pelo fogo se aprendêssemos com as catástrofes.

Como diz o ditado: brasileiro tem memória curta. Mas, infelizmente, as famílias que perderam seus filhos, irmãos, primos não esquecerão jamais. Pena que depois dessa comoção pública voltaremos a ter casas do shows sem fiscalização, despreparo e falta de segurança. Espero estar errado.

Por Erick Heidan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s